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28 de Maio de 2020

Comprei pela internet, mas o produto não chegou! E agora?

Thaynára Farolfi, Advogado
Publicado por Thaynára Farolfi
há 8 meses

Quem nunca, né?! 🤷

Infelizmente, a maioria das pessoas têm uma história como essa para contar: gostou de um produto de algum site, realizou a compra, aguardou ansiosamente pela chegada do item, mas não o recebeu. 💔

O que fazer nessa situação? 🤔

Primeiramente, deve-se contatar a empresa vendedora, seja para cancelar o pedido com o consequente estorno da quantia paga ou para obter informações do seu produto, o primeiro passo é tentar solucionar o problema de forma pacífica, diretamente com o vendedor. Em alguns casos, é possível resolver a situação de forma mais célere apenas contatando a empresa.

E se a empresa não responder? 🤨

Em tese, o consumidor tem duas opções:

1) Caso a compra tenha sido paga à vista: Procure o Procon da sua cidade! Muitas vezes, resolve-se o caso sem a necessidade de um processo // Caso não se tenha resultado junto ao Procon, você pode procurar um advogado de confiança ou pode se dirigir ao Juizado Especial Cível (Juizado de Pequenas Causas) de sua comarca. Em regra, não há obrigatoriedade de constituir advogado, mas, na prática, é melhor que se tenha.

2) Se o pagamento da compra foi realizada com cartão de crédito: Entre em contato com a operadora do cartão! Forneça todos os dados da empresa e da compra, para que se abra uma ocorrência por falta de entrega. Após análise da operado, a compra será cancelada e o crédito estornado.

Ainda que não seja obrigatória a representação por advogado, é recomendado que se procure um de confiança para que se relate o problema, bem como as suas tentativas de resolver a situação. Com as informações necessárias, o profissional apresentará a você a melhor forma de pleitear o seu direito.

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